questão básica de cinemática (me ajudem)

Este é o Fórum de Física, onde você poderá colocar todas as suas dúvidas referentes aos mais diversos tipos de temas (nível Ensino Médio/Vestibular) . Este fórum conta com suporte a Latex. Assim você poderá facilmente escrever suas fórmulas e efetuar cálculos!

questão básica de cinemática (me ajudem)

Mensagempor Icarorodolfo em 10 Mar 2010 02:57

Estou com dúvida numa questão de cinemática, é básica mas está me complicando. Me falem como fazer, por favor.
hgt001.jpg
hgt001.jpg (23.2 ) Visualizado 161 vezes
Icarorodolfo

Data de registro: 09 Mar 2010 18:22

Re: questão básica de cinemática (me ajudem)

Mensagempor Icarorodolfo em 10 Mar 2010 05:33

Ah, eu quero saber o gabarito também porque eu não sei.
obrigado desde já.
Icarorodolfo

Mensagempor nerckie em 10 Mar 2010 13:27

Olá, tudo bem?

Vou pedir 3 grandes favores:

1)Não poste questões com títulos do tipo "Me ajudem" ou qualquer outra coisa nesse gênero. Basta colocar o assunto da questão ou um titulo que realmente tenha a ver com a matéria.

2) Em questões onde há texto, peço que digite o texto (os sistemas de busca não conseguem encontrar textos que estão em imagens). Só use o recurso de imagens quando realmente for necessário (um gráfico, um desenho, mas nunca um texto)

Para evitar esses ou outros problemas futuros, por favor, leia as regras:

viewtopic.php?f=3&t=24

Obrigado!

Com relação a sua questão ela é idêntica a essa daqui:

viewtopic.php?f=3&t=381

A única diferença é que, ao invés de 2 trechos iguais, você tem 3 trechos iguais. No resto é idêntico...

Baseando-se nisso, tente resolver, qualquer coisa avise.

Abraço!
nerckie
Site Admin

Data de registro: 25 Jan 2007 14:32

Mensagempor Icarorodolfo em 10 Mar 2010 14:16

Acontece o seguinte: Eu não consegui chegar em nenhum resultado pelo fato de não conter nenhum valor praticamente. Não tem distância nem velocidade de nenhum dos trechos percorridos. Tentei me basear na sua sugestão mais não consegui, será que eu não estou conseguindo realizar as operações ou não dá pra fazer mesmo, com os recursos que disponho?
Icarorodolfo

Mensagempor nerckie em 10 Mar 2010 14:25

Icarorodolfo escreveu:Acontece o seguinte: Eu não consegui chegar em nenhum resultado pelo fato de não conter nenhum valor praticamente. Não tem distância nem velocidade de nenhum dos trechos percorridos. Tentei me basear na sua sugestão mais não consegui, será que eu não estou conseguindo realizar as operações ou não dá pra fazer mesmo, com os recursos que disponho?

Na verdade vc não precisa desses dados. Eles são cancelados depois igual ao problema que eu sugeri.

Eu poderia fazer essa questão exatamente agora, mas daí eu estaria sendo um "resolvedor de exercícios" e não um educador e a resolução em si não teria sentido naquilo que eu acredito como aprendizado.

Vamos fazer assim: Refaça primeiro a questão que eu sugeri (acredite em mim, ela é idêntica a que vc está pedindo pra resolver.

O que vai mudar:

ao invés de vc ter duas metades de trecho (cada metade medindo x/2) Vc terá 3 partes (cada parte medindo x/3). No resto é idêntico.

Se vc realmente não conseguir agora, eu faço a questão passo -a -passo.

Obs: Não vá dizer que refez sem ter refeito. Lembre-se é o seu aprendizado :mrgreen:
nerckie
Site Admin

Mensagempor Icarorodolfo em 10 Mar 2010 15:06

Tentei, mas sinceramente não consegui. Não é exercício de escola não, é uma questão que me deparei enquanto estudava para o vestibular. Portanto, seria inútil pedir a resolução se não houvesse da minha parte o interesse de aprender.
Abraços
Icarorodolfo

Mensagempor nerckie em 10 Mar 2010 15:57

Icarorodolfo escreveu:Estou com dúvida numa questão de cinemática, é básica mas está me complicando. Me falem como fazer, por favor.
hgt001.jpg

Sejam V_1, V_2 e V_3 as velocidades. Seja 3d o comprimento do trecho total. Isso significa que cada trecho mede d.

Cálculo da Velocidade Média no primeiro trecho:

\displaystyle{V_m1=\frac{\Delta s}{\Delta t_1}}

\displaystyle{V_1=\frac{d}{\Delta t_1}}

\displaystyle{\Delta t_1=\frac{d}{V_1}} (Equação I)

Analogamente,

Cálculo da Velocidade Média no segundo trecho:

\displaystyle{\Delta t_2=\frac{d}{V_2}} (Equação II)

e finalmente:

\displaystyle{\Delta t_3=\frac{d}{V_3}} (Equação III)

Vamos considerar que \Delta s_T é o espaço total e \Delta t_T é o tempo total nos dois trechos anteriores.

Assim sendo, \Delta s_T= 3d e \Delta t_T é a soma dos três tempos acima.

Assim sendo (e usando a definição de velocidade média)

\displaystyle{V_m_T=\frac{\Delta s_T}{\Delta t_T}}

\displaystyle{V_m_T=\frac{3d}{\frac {d}{V_1}+\frac{d}{V_2}+\frac{d}{V_3}}} deixando o d em evidência:

\displaystyle{V_m_T=\frac{3d}{d\cdot( \frac {1}{V_1}+\frac{1}{V_2}+\frac{1}{V_3})}} cortando o d:

\displaystyle{V_m_T=\frac{3}{\frac {1}{V_1}+\frac{1}{V_2}+\frac{1}{V_3}}}

E finalmente:

\displaystyle{V_m_T=\frac{3\cdot V_1\cdot V_2 \cdot V_3}{V_1V_2+V_1V_3+V_2V_3}}}

Expandindo o conceito: O cálculo que acabamos de fazer é conhecido como média harmônica.

E se ao invés de 3 espaços iguais com 3 velocidades fossem 4 espaços iguais com 4 velocidades distintas? Fica de exercício pra vc...
nerckie
Site Admin

Mensagempor Icarorodolfo em 16 Mar 2010 13:05

Eu entendi bem a questão.
Gostaria de agradeçer não só pela dúvida tirada, mas por todo seu trabalho (principalmente as vídeo aulas)
Quanto a questão que o senhor pediu para eu exercitar, consegui fazer também. Não vou postar toda a resolução, mas o resultado final ficou assim:

VmT = 4. v1 . v2 . v3 . v4 / v2v3v4 + v1v3v4 + v1v2v4 + v1v2v3

Obrigado. Abraços.
Icarorodolfo

Mensagempor nerckie em 16 Mar 2010 13:22

Icarorodolfo escreveu:Eu entendi bem a questão.
Gostaria de agradeçer não só pela dúvida tirada, mas por todo seu trabalho (principalmente as vídeo aulas)
Quanto a questão que o senhor pediu para eu exercitar, consegui fazer também. Não vou postar toda a resolução, mas o resultado final ficou assim:

VmT = 4. v1 . v2 . v3 . v4 / v2v3v4 + v1v3v4 + v1v2v4 + v1v2v3

Obrigado. Abraços.

Obrigado pelos comentários e parabéns, a resposta está certa. Grande abraço!
nerckie
Site Admin

Retornar para Física