Sugestão-Pedido

Críticas, Reclamações Sugestões ou quer deixar simplesmente um elogio? Seu espaço é aqui!

Sugestão-Pedido

Mensagempor ar.jeveaux » Ter Nov 12, 2019 3:38 am

Nerckie, fiz o ENEM, corrigi e, embora as resoluções do Elite Campinas e do Objetivo sejam boas, não consegui entender duas questões, além de uma que eu entendi a solução, mas não sei por que a minha está errada. Sendo assim, pensei: seria interessante se o Nerckie possibilitasse que questões do ENEM sejam postadas, mesmo que não pertençam às listas oficiais. Talvez você me diga: ah, mas isso fere as regras. Mas lhe digo que, como o curso é essencialmente voltado para o ENEM, as questões postadas por mim, por exemplo, e resolvidas por você, podem muito bem serem aproveitadas posteriormente, bastando adicioná-las às listas.

E então, Nerckie, o que me diz: posso ou não posso postar essas questões?

Além disso, tire-me uma dúvida rápida: aquela questão 153 da prova rosa, sobre catraca da bicicleta, cuja resolução envolve a fórmula diâmetro x velocidade, não é ensinada em matemática, ou é e não estou lembrado? Link para você vê-la: https://sisq.elitecampinas.com.br/Gabar ... se=1&dia=2

Obs.: acertei questão de logaritmo, de análise combinatória e de probabilidade. Fui mal, mas honrei, kakakaka.

Por fim, o que achou da prova de matemática do ENEM? Considera que um aluno seu tem a "obrigação" de acertar quantas questões pelo menos?
ar.jeveaux

Re: Sugestão-Pedido

Mensagempor Nerckie » Ter Nov 12, 2019 12:40 pm

Sim, vc pode com certeza postar qualquer questão do ENEM oficial na área de Matemática (até pq, mais cedo ou mais tarde essas mesmas questões serão incluídas no material oficial como questão de lista de exercícios, como simulado ou como ambos).

Sobre a questão, sim, ela é uma questão de proporcionalidade e sim, é ensinada em Matemática.

De forma geral:

Se a = kb, (sendo k uma constante qualquer) a e b são diretamente proporcionais.

Se $a = \dfrac{k}{b}$ então a e b são inversamente proporcionais. Inclusive, com a mesma ideia (não a mesma construção) a edição anterior apresentou uma questão similar.

Só peço a gentileza de não discutirmos nessa seção (Administração). Caso não tenha entendido algum detalhe, por favor, traga a questão (ou questões) para o fórum de questões.

Eu achei uma prova mais trabalhosa que a edição passada, mas não absurdamente difícil. A questão mais fora da curva (nem tanto assim) foi a 180 da prova amarela, a questão do pistão.

Se entendermos por "obrigação" o potencial de acertos de um aluno que tenha feito o curso - e dominando os conceitos apresentados - poderia apresentar, eu diria que 43 (exceto a 150 e a 180 da prova amarela). Levando-se em consideração os possíveis erros, acima de 38.
Nerckie
Site Admin

Voltar para Administração